quinta-feira, 30 de outubro de 2014

SEMPRE INOVANDO PARA EVITAR O MARASMO...

Esse texto hoje me encantou...

Estava eu a sair do ambiente do facebook (já atrasado para levar o meu rebento à escola, quando me deparei com uma janelinha do inbox solicitando falar comigo, olhei quem era e era a linda Jacque (que ela sabe que me encanta) e resolvi abrir e falar brevemente, para a minha surpresa havia um pedido que de primeira já me lisongeou, pedia ela para que eu lesse um texto seu e desse minha opinião, pois bem, olhei o tamanho da postagem e confesso que me assustei, mas comecei a ler e fui me encantando com as palavras, as linhas, enfim, todo o texto me fez virar fã e sentir muito orgulho da Jacque.

Tanto que pela primeira vez resolvi abrir este espaço para publicar um texto que não é meu, mas cheio de orgulho e prazer de fazê-lo.

Segue adiante transcrito, não se assustem com o tamanho, apenas leiam que eu garanto que vocês não se arrependerão.

Publicado com autorização da autora...

BRASILIDADE
Por Jacqueline Grace

Todos ou quase todos aqui sabem. Sou paulistana, nascida e criada na terra. No início da adolescência, meu pai, em um ímpeto de mudança de qualidade de vida, resolve mudar para Alagoas. 

Apesar de no início eu ter gostado da ideia, a concretização de fato foi traumática pra mim. Em suma, não me adaptei. Sofria bulling na escola (hoje é que tenho noção de que era bulling), o clima era (é) causticante, e no rol religioso do qual fazíamos parte fomos execrados. A comida local não tinha jeito de descer, e a grana não chegava por mais que meus pais trabalhassem. Tempos muito difíceis! Fui convivendo, evoluindo, alçando pequenos voos, e crescer implica em ter o mínimo de noção da realidade em que se está inserido. 

Quando parava para analisar, via que eu só estava sendo somada a pessoas hospitaleiras, bondosas de coração, estava crescendo com a noção de que NÃO ERA UNIDADE, ERA CONJUNTO e isso me trazia inúmeras alegrias. Vi que a família SEMPRE, E DIGO E REPITO, SEMPRE, foi e irá continuar sendo o meu combustível, a mola propulsora desses momentos compilados e algumas vezes desordenados que chamo de "minha vida". Me reconheci em muitos aspectos da cultura que via fora dos muros da minha casa, e na mesma proporção não acatei/acato outro bocado. Acredito que isso aconteça com todos que deixem suas raízes. No meio disso tudo, formei a minha personalidade adulta. 

Hoje em gozo de meus plenos direitos (tanto os fundamentais quanto os que não são), deveres e faculdades mentais, vejo o quanto eu enriqueci como ser humano por morar em Alagoas e conviver com minha família pernambucana. Ressalto que sentia/sinto também uma incomensurável saudade da minha terra natal e dos meus irmãos, sobrinhos, tios, primas, avós, amigos...

Mas mesmo no meio desse vazio que a saudade me traz, o saldo é positivo, muito além do que a grande metrópole poderia ter me oferecido, até hoje pelo menos. Acredito que um ser humano que ao menos COGITE julgar outro pela região do país a qual nasceu é tão digno de pena, que nenhum legislador, nem em meio a um louco devaneio, imaginou penalidade merecedora para tal conduta tão ignóbil. Ser (humano?) esse merecedor, além da incidência legal de pena legislativa, daquela pena que não se deve sentir de ninguém, pois o autor dessa conduta merece, seja ele quem for, ser considerado um COITADO, em tão elevado grau que se distancia léguas das pessoas as quais ele julga serem “coitadinhas” por morarem no nordeste do país.
 
Olhem quão ínfima é essa CRIATURA (abespinhada) que não estudou, pois não sabe quantos nordestinos presidiram (ou presidem?) o país. Como uma pessoa se diz culta se não conhece: "Jorge Amado", "Graciliano Ramos (pertinho de casa), Raquel de Queiroz, Gonçalves Dias, Manoel Bandeira, José Lins do Rêgo, José de Alencar (ê Zé!), Ariano Suassuna (se não leu sua obra, no mínimo riu litros com Chicó e João Grilo no "Alto da Compadecida"), Nelson Rodrigues, e os facebooks da vida que vivem povoados de frases da “mais antiga pensadora contemporânea, Clarisse Lispector”? Juro que eu sento na calçada e choro ao lado de uma criatura que nunca foi a um show e gritou "TOCA RAUL!" (sim, o baianinho), lamento por quem nunca virou uma madrugada dançando um forró(zim) arretado, seja aquele pé de serra do eterno Gonzagão, ou aquele que se toma com "whisky e red bull" dos famigerados "cavaleiros"; quem nunca chorou com uma orquestra sinfônica tocando "Azulão"; quem nunca entrou em uma roda de Maracatu (eu te digo, é libertador!) e se for aquele Atômico de Chico Scienci-ME ACABO-!!e falando em Chico, tem o César também, que ficou na "mama África" há tempos... Quem nunca teve medo da voz grossa de Zé Ramalho? (risos) aaaa... e quem nunca despirocou o cabeçote quando Alceu Valença entrou no palco com sua "Morena Tropicana" e seu "coração bobo, coração bola"???

Aaa vá!! Sério que você não sabe do que estou falando??? Mas espera aí, tenho certeza que já soube muito bem levantar poeira com uma moça que poucos conhecem, chamada Ivete e tem outra que rima com ela... Margarete. Tem outra que quase ninguém nunca ouviu, Daniela, e a outra que você pede pra que vire a cadeira pra você... Uma tal de Claudinha... Sem falar dos maiores propagadores, quiçá inventores, daquele instrumento elétrico, tal de guitarra, que os adolescentes suburbanos adoram tocar em seus apa(e)rtamentos, para o desespero geral da nação! Ops...do condomínio! PELO AMOR DOS MEUS FUTUROS FILHINHOS (!!), quem nunca sofreu uma dor de cotovelos escutando Djavan(?!) pode puxar a cordinha e descer desse mundo na próxima estação!

Tenho convicção que todos já bateram cabeça, e deram um “Pitty”, porque ninguém fica parado na "Estante" da roqueira baiana, e como sou clássica, sinto peninha de quem não conhece o Quinteto Violado e a "Bachiana Brasileira nº5" de Heitor Vila-Lobos. Analisando friamente eu entendo, juro que compreendo, o preconceito contra nordestino, e isso começa quando tentam ler o tratado de "Pontes de Miranda" (em seus 10 tomos) e não entendem patavinas, aí recorrem ao Aurélio Buarque de Holanda (eita, meu "vizinho" olha só!!) para decifrá-lo. 

Eu imagino quão frustrante deve ser chegar em uma livraria e já estar esgotada a tiragem dos livros jurídicos do Prof. Marcos Bernardes de Melo; ou quando percebe que seus direitos e deveres cíveis foram esboçados por outro baianinho, olha só, titio “Teixa de Freitas” que ganhou um sacerdote que consolidou suas ideias com Código Civil de 1916. Outro titio, Clóvis Beviláqua” (quase nada né?!).

Continuo entendendo o motivo pelo qual se dissemina essa raiva de nordestino, não é por ser a região com maior incidência de bolsa família, não não, é porque não tem como fugir deles, pois quando se estuda história vê-se que a televisão que temos hoje foi Assis Chateaubriand quem trouxe para o Brasil, como também fundou o MASP e a TV Tupi, pioneira na América Latina. Aí quando ligamos esse aparelhinho mágico quem está lá contracenando?? Quem??? Quem??? Marco Nanini, José Wilker (in memorian), Arlete Salles, Wagner Moura, Lázaro Ramos, Bruno Garcia, Tuca Andrada, Guilherme Berenguer, Natália do Vale, Jorge Pontual, Erom Cordeiro, Fabiana Karla dentre outros. E quando querem rir para “desopilar o fígado” vão lá no Youtube relembrar a infância com Chico Anísio, Tom Cavalcante, “os Trapalhões”.

Caso decida ser médico não foge de “Correia Picanço”. Caso decida ir para área de humanas, é obrigatório conhecer “Paulo Freire”, “Gilberto Freyre”, “João Cabral de Melo Neto”, mas se decidir ir pra área econômica tem o paraibano que não “NEGA” Celso Furtado. Aí a raiva fica maior quando precisa de um emprego, vão lá deixar o currículo no “Grupo Votorantim”, do pernambucano José Ermínio de Moraes, ou nas “Organizações Odebrecht”, do engenheiro também pernambucano Noberto Odebrecht, e no Grupo Queiroz Galvão... (xiiii) Acredito não que não tem muita escapatória para os que defendem um “apartheid regional”.

E sabe o que mais me preocupa e entristece, é ver pessoas que se dizem cristãs, que almejam ir para o céu com esse tipo de pensamento. Eu mesma já combinei com Jesus, caso o céu seja separado por regiões de nascimento (impensável isso!), eu não quero ficar no sudeste não, pois mesmo tendo nascido lá, prefiro o lado nordeste, pois se ele já foi tão generoso espalhando pedacinhos do paraíso aqui na terra, avalie a área nordeste do céu!! Irei deitar eternamente em paraíso esplêndido!!!!!

Engraçado e intrigante nisso tudo é ver intelectuais (pseudos ou não) citar Ruy Barbosa e depois lutar para separar seu estado dos demais do nordeste brasileiro!!!!!Eiiii criatura, aperte F5 e se atualize por Jesus!!!!

Jacqueline Grace
Revisado por Mauricélia Ramos

Um comentário: