domingo, 5 de agosto de 2012

O STF E O JULGAMENTO DA AÇÃO PENAL 470, VULGO "MENSALÃO"

Ou seria melhor chama-lo de espetáculo?
Estou eu, a viajar num voô da Trip (pensem num assento ruim) saindo do meu paraíso (Maceió) com destino à Belo Horizonte para uma consulta médica, quando nas longas uma hora e meia de vôo, resolvi escrever um pouco para passar o tempo, e o que me vem à cabeça? Minha estimada Brasília e o clima tenso que deve estar rondando o palácio da Justiça, sede do Pretório Excelso (STF).
Penso que neste momento eu não queria estar na pele dos 11 ministros do Supremo, mas também confesso que amaria estar na pele do advogado do José Dirceu (deu para perceber que eu só gosto e encrenca grande). É como se afirma, esse é o apogeu para qualquer advogado criminalista que ame o que faz.
Relembro-me do frio que tive na barriga ao sustentar um Habeas Corpus perante a 2ª. Turma do STF, em meados de 2007, quando, recém-formado, tinha à minha frente ícones como o Min. Celso de Melo, César Peluso e Ellen Gracie, minhas pernas tremiam mais do que "vara verde" antes de iniciar a sustentação oral, e mesmo saindo vencido, foi uma experiência ímpar na minha vida profissional e agora me pego imaginando como seria sustentar uma defesa de um réu, num processo midiático dessa monta, e perante todos o 11 ministros do Supremo.
Vocês já imaginaram se o que divulgam por aí for verdade e nos autos não tiver prova contra nenhum deles? O que o STF fará? Já imaginaram a opinião pública o que diria se todos os réus forem absolvidos?
O que ao meu ver não é de todo improvável, pois eu acho que é muito difícil de haverem provas concretas de tudo o que é alegado pela acusação.
E quando ao término desse cinematográfico julgamento os acusados não forem nenhum deles presos, o que a sociedade achará? Porque não se iludam, eu acho pouquíssimo provável que algum dos eventuais condenados, acaso sejam, saia de lá com o seu mandado de prisão expedido e satisfaça a ira e o anseio popular de ver todos sendo algemados.
Após esse mês previsto para esse julgamento, a história brasileira estará mudada para se fazer inserir nela, o maior julgamento da história.
Na segunda-feira vindoura (06/07/2012), iniciar-se-ão as defesas dos 38 acusados (não gosto de me referir ao pólo passivo da demanda penal como réu, acho muito pejorativo), e aí sim, como não há o direito à réplica por parte do Ministério Público Federal, pois não estamos diante de um procedimento do júri, iniciaremos os debates entre os ministros, que, tirando pelo ocorrido, na questão de ordem levantada pelas defesas com relação ao desmembramento, entre os ministros Joaquim Barbosa e Ricardo Lewandovski, serão bastante acalorados.
Ainda há muita água a passar por debaixo dessa ponte, quem for vivo verá!!
 
BRUNO SORIANO CARDOSO