quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

CADÁVERES INDISCRETOS, DO AMIGO FRANÇA JÚNIOR, ÓTIMA SUGESTÃO DE LEITURA NA ÁREA DA SEGURANÇA PÚBLICA

Bom, amigos, pelo visto esse é o último texto do ano de 2014, um ano muito complicado para mim, particularmente, por motivos pessoais, envolvendo várias searas, tais como saúde, finanças, sentimentos, etc.

Só peço licença para afirmar que essa época de Natal e Reveillon não são as mais felizes para mim, apesar de nesse interregno, no ano de 2008, ter nascido a pessoa que se tornaria a minha razão de viver, meu filho Guilherme Cardoso (27/12/2008). Mas esse não é o enfoque do texto, o presente texto, nada mais que uma conversa entre nós, eu e os meus leitores e amigos, é uma temática trazida a mim por uma obra de um amigo deveras querido, o Professor França Júnior, que com o seu recentíssimo “Cadáveres Indiscretos”, abordou a temática da Segurança Pública com a maestria que sempre lhe foi peculiar.

Vamos a breves recordações.

A primeira vez que ouvi falar em França Júnior, foi através de seu pai, meu colega de pós-graduação em Ciências Criminais, lá em 2006, quando o advogado Francisco de França, todo orgulhoso, em conversa que tínhamos com uma dada frequência nos intervalos das aulas, me relatou que o seu filho França Júnior dava aulas na FAA (Faculdade Alagoana de Administração), no curso de Direito, e eu que estava a ponto de lecionar na FACIMA (Faculdade da Cidade de Maceió), logo me interessei em conhecer o Doutor França Júnior e dividir experiências com ele, pois se fosse tão “boa-praça” como o seu pai o é, já seria uma amizade valiosa.

Bom daí a anos, eu sinceramente não sei precisar quando exatamente, finalmente conheci o Dr. França Júnior e vi que tudo o que poderia ter de conceito bom relacionado a ele, realmente o era. Um cara boa-praça, “gente fina”, sempre disposto a ajudar e repartir conhecimentos, enfim, um bom amigo.

E o que mais me deixa feliz é que em 2010 e 2011, dividimos a sala dos professores na mesma FAA, fui contratado para lecionar Direito Processual Penal e Prática Penal no curso de direito. Ambiente de risadas e divisão de experiências, não só com o professor França, mas com outros amigos, tais como: Marcelo Madeiro, Thiago Mota e João Luiz Pereira, (esses que dividiam o mesmo dia em que eu lecionava).

Mas vamos à temática principal desse texto, que é elogiar a obra do Dr. França Júnior e emitir a minha opinião de leigo com um “plus”, no assunto.

Leigo com um "plus" porque como advogado criminalista vivenciando diariamente os percalços desse tema, creio que devo ser um leigo +.

Bom, com relação ao tema segurança pública, penso eu que para sairmos definitivamente do buraco em que se encontra a nossa Linda Alagoas, a mim me parece que é essencial a aplicação da mais pura política criminal, que é uma atitude a longo prazo, mas que pode surtir um efeito tranquilizador na nossa população, mas em que consiste essa política criminal?

Bom, vai desde a iluminação em pontos e ruas que à noite ficam na penumbra, facilitando o cometimento de delitos dos mais variados tipos, passando pelo investimento em políticas públicas enfocadas na educação em tempo integral, na construção de espaços poliesportivos, ao incentivo à prática de esportes pelos estudantes de escolas públicas, com a criação, eventual, de Centros de Excelências para a descoberta de “novos talentos”, mas como relatado, isso é coisa a longo prazo, mas então o que fazer a curto prazo?

A meu ver, deve-se equipar e acima de tudo capacitar a Polícia para que possa ela agir de forma a coibir o cometimento de novos delitos.

Devem os policias, além de ter o seu efetivo aumentado, ser bem melhor remunerados, creio eu que a LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal) seria respeitada, apesar das discussões acerca desse tema com a discussão e aprovação de lei que o (des)regula, acaso não fosse a máquina estatal cabide de empregos, com tantos Cargos Comissionados.

Mas esse tema “Segurança pública” é deveras bem esgotado na obra a que se refere o título deste texto, peço licença para sugerir a sua aquisição para quem quiser se inteirar sobre; e como ainda estou me deleitando na leitura, prefiro não me aprofundar muito.

É isso, COMPREM, LEIAM e ESTUDEM!!!

Forte abraço e feliz 2015

Vamos que vamos!!

BRUNO SORIANO CARDOSO

Nenhum comentário:

Postar um comentário