segunda-feira, 1 de abril de 2013

O QUE ESTOU APRENDENDO NESSA MINHA ESTADA NA CHINA


Estarei utilizando-me do mesmo estilo que utilizei no texto próximo passado, gostei dele...

Bom, parei para escrever esse breve texto, pois além de vários pedidos para que atualizasse este blog com mais frequência, também recebi pedidos/intimações para que falasse sobre esse período de 15 dias aqui nesse país tão diferente (às vezes estranho) e interessante, a China.

Nesse período de 15 dias que estou aqui, ainda faltam uns 15 para retornarmos, estou vivendo em rompante de paradígmas diariamente, é muito estranho para um ocidental "da gema" como eu, me acostumar às coisas da China, podemos conceituar como "nojentas" certas atitudes que para eles são normais, como por exemplo, não usarem perfume, desodorante e nem nada que deixe cheiro, e o pior é que eles não fedem tanto (é verdade que não cheiram bem também), escarrar em qualquer lugar, isso sem falar nos hábitos alimentares, mas são coisas da China...

Eu como bom observador que sou, percebi algumas coisas e estou tirando lições de valor incomensurável para a minha vida e espero nesse período que ainda me resta nessa estada, aprender muito mais.

Estou aprendendo alguns segredos da longevidade dos Chineses, tipo, eles tomam muito chá, ao invés de refrigerantes ou sucos, tomam também muita água quente (isso mesmo!!) pois desentoxica todo o organismo e é bom até para febre (não façam essa cara de espanto!!) e eu sou prova viva disso, e também descobri pq vc não vê um Chinês gordo, tudo o que eles comem tem pimenta, até o Mc Donalds!! E a pimenta tem efeitos antigordura (http://www.saudedicas.com.br/dicas/5-efeitos-da-pimenta-contra-a-gordura-corporal-157843).

Estou aprendendo que mesmo estando arrodeado por milhares de pessoas mal-educadas, nunca se deve economizar nos sorrisos e nos "Ni hao" que significa um simples "olá!", o sorriso de espanto e alegria que recebemos por um simples gesto desses é incrível e soa perfeitamente natural mediante tanta frieza durante todo o dia. 

Estou aprendendo a pechinchar muito mais, porque Chinês é uma racinha muito esperta, o que eles dizem o preço para nós estrangeiros iniciando-se em 350 yuans (moeda local), saiba que se vc realmente quiser levar, pechinche (com gestos, mímicas e se houver rede 3G com o Google Translator), vai pagar só 100 yuans.

Estou aprendendo também que não podemos nunca generalizar um conceito, pois também existe Chinês solidário e disposto a te ajudar sem nenhum interesse.

Estou aprendendo a viver e a vencer paradigmas, e ter a certeza que nada é impossível.

Estou aprendendo que é preciso e necessário ter fé, fé em algo, que no meu caso está no meu Deus bondoso e maravilhoso para os que nEle crêem, e que opera milagres, e eu sou a prova viva disso.

Estou aprendendo também que amigos, mas aqui me refiro a AMIGOS, aqueles que se confundem com anjos da guarda, que nem todo mundo tem a oportunidade de ter, principalmente no nosso mundo de redes sociais (parafraseando a amiga Valma Dantas) são coisas raras e que quem, como eu tive a oportunidade de encontrar um, devemos guardá-los a 7 chaves.

Estou aprendendo tantas coisas que levarei para beneficiar a minha vida que esse espaço aqui é pequeno para descrevê-las,

Enfim, ESTOU APRENDENDO...